Idosos e Internet: conexão e independência na terceira idade.

 

Mundo Digital – Conversar pelo WhatsApp, postar fotos nas redes sociais e realizar uma chamada de vídeo para conversar com um parente distante. Essa é a nova rotina dos idosos do século XXI

Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, a inclusão digital na terceira idade, mais que necessária, é positiva para a saúde da população com mais de 60 anos.

O acesso aos dispositivos digitais estimula o cérebro e, nesse sentido, os ganhos cognitivos são vários. Há pesquisas que mostram benefícios para aspectos como memória e até depressão.

Na internet, o idoso interage e socializa mais. Isso faz bem para o comportamento dele, já que ele fica mais ativo e se integra à realidade de hoje, em que boa parte da rotina envolve tecnologia. No Brasil, cada vez aumenta o número de pessoas acima de 50 anos envolvidas com as novas tecnologias.

Segundo pesquisa divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2018, 19,7% da população idosa brasileira utiliza a internet — dez anos atrás, os usuários eram apenas 6,5%. O número de idosos dessa faixa etária que utiliza o celular também aumentou bastante: pulou de 15,2% em 2006 para 59,6% nos dias de hoje.

Os dispositivos trouxeram autonomia para os idosos que, muitas vezes, não gostam de ter que pedir ajuda para realizar tarefas do dia a dia. Só o fato de aprender algo novo, independentemente de ser no computador ou celular, já é um estímulo cognitivo para os idosos.

Destaques

Landing page Franquia

Como Lidar com idosos teimosos

Para lidar com um idoso que apresenta dificuldade no relacionamento social, existem técnicas específicas que podem ser utilizadas de forma a defender o interesse de

Quer saber mais informações? Fale conosco:

O site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa política de privacidade.

×