A depressão na vida dos idosos

Landing Page - Curso Cuidador de Idosos

Conhecer um pouco mais sobre as causas, os principais sintomas e as melhores formas de tratamento para vencer a depressão na terceira idade é fundamental. Essa doença está em plena expansão: atinge um número de pessoas cada vez maior e os dados estatísticos são preocupantes.

Recentemente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou que o Brasil é um dos países mais afetados pela depressão. Como nos idosos a evolução da doença é diferente, é necessário buscar informações coerentes e que indiquem as melhores condutas para superar os efeitos desse problema.

O primeiro passo é identificar a doença. O problema é que muitas vezes os sinais passam despercebidos, especialmente para quem tem mais de 60 anos. Muitas pessoas partem do pressuposto de que é normal o idoso ser triste, com isso, não buscam ajuda médica.

A depressão ainda não tem uma causa específica. Entretanto, ela pode ser desencadeada em decorrência de fatores biológicos, psicológicos e sociais. Além da carência afetiva — própria do envelhecimento — as crises depressivas podem surgir a partir de uma série de problemas.

Para a melhor compreensão do tema, confira os mais comuns:

limitações mentais;

incapacidades físicas;

diminuição da autoestima;

afastamento da família e dos amigos;

perda da função social mediante a aposentadoria;

diagnóstico de doenças graves como AVC;

problemas relacionados à vida sexual;

redução da expectativa de vida;

falecimento do cônjuge;

surgimento de câncer.

Assim, é fundamental priorizar medidas que permitam passar pela terceira idade com boa saúde e, principalmente, com equilíbrio mental e emocional. Desse modo, vale a pena investir em aspectos saudáveis e em atitudes que promovam a qualidade de vida e o bem-estar.

Logo, desde a juventude, deve-se aprender a cultivar valores como a sabedoria e o bom senso. Contudo, não se pode deixar de lado as oportunidades de novas experiências e sensações. Afinal, como diz o filósofo e professor da USP Mário Sérgio Cortella, “o que levamos da vida é a vida que a gente leva.”

Destaques

Landing page Franquia

Como Lidar com idosos teimosos

Para lidar com um idoso que apresenta dificuldade no relacionamento social, existem técnicas específicas que podem ser utilizadas de forma a defender o interesse de

Quer saber mais informações? Fale conosco:

O site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa política de privacidade.

×