Por que idosos deliram?

Um idoso segurando uma caneca olhando através de uma janela.

Quando nos deparamos com um familiar que perde o contato com a realidade é assustador, em um momento a pessoa está bem, no seguinte suas ações e palavras perdem o sentido. 

Às vezes esses episódios vêm acompanhados de agressividade, entender o que está acontecendo é essencial para saber como agir, entenda a seguir “por que idosos deliram?

O que é delírio?

O delírio, ou delirium, é um distúrbio agudo, ou seja, de curta duração, geralmente transitório e reversível, no qual a atenção, cognição e nível de consciencial flutuam, variando. 

As causas são variadas, incluem condições estressantes, como ambientes hospitalares e exposição a medicamentos. 

Por que idosos deliram?

O delírio em idosos (também chamado de estado confusional agudo) é uma emergência médica frequente e multifatorial, resultando de uma vulnerabilidade cerebral somada a gatilhos específicos. As principais causas incluem:

  • Idade avançada (> 65 anos): redução da reserva cognitiva e plasticidade cerebral;
  • Demência prévia (Alzheimer, vascular, etc.): presente em 50 a 80% dos casos de delírio;
  • Comorbidades: doenças cardiovasculares, diabete, insuficiência renal/hepática;
  • Comprometimento sensorial: deficiência visual/auditiva não corrigida;
  • Desidratação ou desnutrição.

O delírio pode acontecer em todas as idades, mas é mais comum entre idosos, sendo uma das complicações mais comuns entre os hospitalizados, cerca de 20% a 60% dos idosos admitidos em serviços de emergência clínica ou cirúrgica deliram. 

Estima-se que pelo menos 10% dos pacientes idosos, os maiores de 65 anos,  internados em hospital têm delirium, sendo também comum entre os residentes em casas de repouso.

Além disso, de 15 a 50% apresentam delírio em algum período durante a hospitalização, principalmente após cirurgia e em pacientes internados em unidade de terapia intensiva (UTI). 

Diferença de delírio e demência

O delírio e a demência são condições distintas com implicações clínicas críticas, especialmente em idosos. Embora ambos comprometam a cognição, diferem em origem, evolução e manejo:

  1. Natureza e início:
    • Delírio: surge subitamente (horas a dias), geralmente desencadeado por uma causa orgânica aguda (infecção, desidratação, medicamentos, cirurgia);
    • Demência: desenvolve-se lentamente (meses a anos), resultando de processos degenerativos (como Alzheimer) ou vasculares (AVCs repetidos);
  2. Curso e duração:
    • Delírio: é flutuante (piora à noite) e reversível se a causa for tratada. Dura dias a semanas;
    • Demência: tem progressão estável e irreversível, com declínio cognitivo contínuo (ainda que medicamentos possam desacelerá-la),

Os sintomas mais comuns são diferentes, por exemplo, no delírio temos: atenção severamente prejudicada, desorientação, alucinações visuais, agitação ou letargia, consciência reduzida.

Já na demência é comum: primeiramente a perda de memória (esquecer nomes, eventos, perder objetos), dificuldade em linguagem, tomada de decisões e reconhecimento de lugares, consciência preservada até fases avançadas.

Enquanto o delírio é uma crise aguda e tratável, a demência é uma doença crônica degenerativa.  Ambos podem coexistir, mas a abordagem clínica difere radicalmente.

Notou algum sinal de demência ou delírio? Busque ajuda especializa! 

Fontes: 

Priscilla WackerI; Paula V. NunesI; Orestes V. ForlenzaII. Delirium and dementia in the elderly: are there common risk factors? Acesso em: https://www.scielo.br/j/rpc/a/WSy95fDsCYrCyHkc5VR7NFx/?lang=pt

MSD MANUAIS. **Delirium**. In: __Manual MSD: Versão para Profissionais de Saúde__. [S. l.]: MSD, s.d. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt/profissional/dist%C3%BArbios-neurol%C3%B3gicos/delirium-e-dem%C3%AAncia/delirium

Destaques

Landing page Franquia

Como Lidar com idosos teimosos

Para lidar com um idoso que apresenta dificuldade no relacionamento social, existem técnicas específicas que podem ser utilizadas de forma a defender o interesse de

Quer saber mais informações? Fale conosco:

O site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa política de privacidade.