Idoso pode tomar creatina? Quem não pode tomar?

Um idoso usando um equipamento de exercício físico.

Os idosos estão cada vez mais ativos, participando de atividades comuns do dia a dia da vida adulta como a prática de exercícios e de esportes, e em consequência muitos se perguntam se podem usar suplementos, como a creatina

Afinal, idoso pode tomar creatina? Sim, com acompanhamento médico adequado, mas a pergunta principal é esse idoso precisa ou deve fazer uso desse suplemento? Entenda mais sobre a creatina, quando usa-lá e seus benefícios. 

O que é creatina?

Em termos simples, a creatina é uma substância naturalmente produzida pelo nosso corpo, a partir de aminoácidos (especificamente a arginina, glicina e metionina). 

Ela também é obtida por alimentação, principalmente pelo consumo de carnes vermelhas e frutos do mar.

Como suplemento, é geralmente usada para dar energia para quem busca hipertrofia, que é o aumento do volume e tamanho dos músculos. Atualmente é o suplemento mais estudado do mundo.

Quem não pode tomar creatina?

Pessoas com doenças renais pré-existentes

A creatina é metabolizada e eliminada pelos rins. Em indivíduos saudáveis, o consumo nas doses recomendadas não causa dano renal.

No entanto, se você já possui um diagnóstico de doença renal crônica, insuficiência renal ou síndrome nefrótica, a história é diferente. 

Nesses casos, a função renal já está comprometida, e a suplementação com creatina pode representar uma carga extra de trabalho para os rins, agravando potencialmente a condição.

Crianças e adolescentes

O corpo em desenvolvimento de crianças e adolescentes está em fase de maturação, incluindo os rins e o sistema endócrino. A suplementação esportiva nessa faixa etária é um tema sensível.

A menos que exista uma indicação médica específica (como para o tratamento de certas doenças neuromusculares), a suplementação com creatina não é recomendada.

A ênfase para jovens atletas deve estar em uma alimentação balanceada, hidratação e treinamento adequado à idade.

Quem toma medicamentos com ação renal

Alguns medicamentos são nefrotóxicos, ou seja, podem causar danos aos rins como efeito colateral. 

Se você faz uso contínuo de anti-inflamatórios não esteroides (como Ibuprofeno e Diclofenaco), diuréticos ou certos antibióticos, a combinação com a creatina pode, em teoria, potencializar o estresse renal.

Quais são os principais benefícios da creatina?

Antes de listar é preciso alertar a creatina só é benéfica para quem treina regularmente e mantêm uma alimentação equilibrada.

Ao contrário do senso comum, a quem não pratica atividades físicas o suplemento não possui efeito que justifique o uso. 

Para quem usa alinhando a treinos e alimentação balanceada os benefícios da creatina vão muito além de “aumentar a força”. Estudos científicos comprovam seus efeitos em diversas áreas:

  • Aumento da força e da potência muscular: é o benefício mais conhecido, quem usa consegue levantar mais peso e realizar movimentos mais explosivos;
  • Ganho de massa muscular (hidratação e síntese proteica): a creatina promove a retenção de água nas células musculares, criando um ambiente mais anabólico. Isso, somado à capacidade de treinar com mais intensidade, estimula a síntese de proteínas e o crescimento muscular;
  • Melhora na recuperação pós-treino: ao reduzir o dano muscular e a inflamação, a creatina ajuda na recuperação, permitindo que quem usa treine com qualidade novamente em menos tempo;
  • Melhora da performance em exercícios de alta intensidade: a creatina é uma aliada para qualquer atividade que exija picos de esforço.

Há ainda pesquisas emergentes que indicam que a creatina pode melhorar a função cerebral, devido ao seu papel no fornecimento de energia para o cérebro, porém ainda faltam dados substanciais para essas comprovações. 

Afinal, é indicado o uso de creatina para idosos?

Para idosos que praticam exercícios físicos, alimentam-se de forma equilibrada, e são acompanhados por profissionais da saúde, o uso da creatina é indicado desde que não se encaixem nos grupos que não podem recorrer ao medicamento. 

Para mais informações sobre saúde na terceira idade continue acompanhando nosso blog.

Destaques

Landing page Franquia

Como Lidar com idosos teimosos

Para lidar com um idoso que apresenta dificuldade no relacionamento social, existem técnicas específicas que podem ser utilizadas de forma a defender o interesse de

Quer saber mais informações? Fale conosco:

O site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa política de privacidade.