Quando um idoso deve ir para uma casa de repouso?

Um casal de idosos em uma ponte de óculos engraçados brincando com bolinhas de sabão.

A velhice é uma etapa da vida carregada por suas próprias expectativas e desafios, além disso, esse período vem com uma série de preconceitos e estigmas.

Nesse contexto,quando um idoso deve ir para uma casa de repouso? Continue lendo para entender um pouco mais dessa fase e quando é o período ideal para considerar um lar de idosos.

Visão cultural sobre casas de repousos

Como uma sociedade vê a velhice diz muito sobre sua cultura, em geral, na América Latina temos uma tendência de acreditar nesse período como incapacitante, o que cada vez menos é uma verdade.

Atualmente, com o avanço da tecnologia e qualidade de vida, a terceira idade pode ser um período ativo e de redescobertas, afinal, é quando temos tempo e sabedoria para aproveitar.

Ao mesmo tempo, é comum na herança latina tendermos a acreditar nessa etapa como um dever familiar, como se fosse o ciclo natural fosse cuidar de nossos entes com pesar até o fim. Sim, cuidar da família é dever de todos, em todas as fases.

Porém, nem sempre esse cuidado deve ser realizado apenas por familiares, no contexto do lar. Seja porque o idoso em específico demanda cuidados profissionais, ou porque a casa precisa ser adaptada.

Por exemplo, um idoso deve evitar esforços musculares e articulares desnecessários, logo morar em um apartamento, sem elevador, com escadas não é recomendado.

Muito além de adaptar apenas a casa, esse idoso deve morar em um local que facilite sua mobilidade ao invés de dificultar, nem sempre nossos lares ou vizinhança contribuem para essa independência de mobilidade.

Quando um idoso deve ir para uma casa de repouso?

Em geral, sempre que um idoso precisar de auxílio para realizar tarefas comuns do dia a dia, cuidados com a saúde diários ou atenção permanente, é recomendado uma casa de repouso.

Para além disso, a opção é válida quando frequentar um lar de idosos for vantajoso para o ganho social e bem-estar do paciente.

Afinal, em um ambiente ideal ele terá companhia de pessoas que estação na mesma fase de vida e terão estímulos cognitivos e físicos na medida certa.

15 Sinais que um idoso deve ir para uma casa de repouso:

  1. Dificuldade em se alimentar, tomar banho, vestir-se ou usar o banheiro de forma independente;
  2. Negligenciar a higiene pessoal;
  3. Doenças como Alzheimer, demência ou Parkinson;
  4. Condições médicas que limitam a mobilidade e a autonomia;
  5. Necessidade de acompanhamento médico e administração de medicamentos frequente;
  6. Isolamento social e retraimento;
  7. Alterações de humor frequentes, como irritabilidade ou apatia;
  8. Dificuldade em reconhecer pessoas ou lugares familiares;
  9. Agitação noturna ou comportamentos repetitivos;
  10. Dificuldade em se locomover com segurança;
  11. Perda de equilíbrio e coordenação motora;
  12. Ambiente domiciliar inadequado e com obstáculos que podem causar acidentes;
  13. Sobrecarga física e emocional dos familiares responsáveis pelos cuidados;
  14. Dificuldade em conciliar a vida pessoal e profissional com os cuidados do idoso;
  15. Impacto negativo na saúde física e mental dos idosos ou cuidadores.

Arte&Cuidar casa de repouso em Curitiba

Somos mais que uma casa de repouso, somos um lar. Na Arte & Cuidar, seus familiares encontram cuidado personalizado, atividades estimulantes e um ambiente familiar. Qualidade de vida para quem você ama, em Curitiba.

Entre em contato com nossa equipe aqui.

Destaques

Landing page Franquia

Como Lidar com idosos teimosos

Para lidar com um idoso que apresenta dificuldade no relacionamento social, existem técnicas específicas que podem ser utilizadas de forma a defender o interesse de

Quer saber mais informações? Fale conosco:

O site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a utilização dessas tecnologias, como também, concorda com os termos da nossa política de privacidade.

×