Idosos com 100 anos – Brasil tem mais de 30 mil centenários

Idosos com 100 anos – Brasil tem mais de 30 mil centenários

De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), há 50 milhões de pessoas com demência – declínio progressivo da capacidade intelectual – no mundo e esse número tende a triplicar até 2050.

A expectativa de vida do brasileiro é de 76 anos, segundo o IBGE. De acordo om o último Censo de 2018, o Instituto informa que hoje vivem no país mais 24 mil idosos com 100 anos de idade
A ciência é o grande impulsionador da longevidade. Hoje as doenças crônicas podem ser controladas e houve uma melhora, de maneira geral, do saneamento básico e outras estruturas. E tudo isso contribui para o aumento da longevidade.
O IBGE ressalta na pesquisa apresentada que apesar de os idosos estarem vivendo mais, eles apresentam piores condições de saúde. De acordo com o estudo, em dez anos, os idosos ganharam dois anos a mais de expectativa de vida, mas perderam três de vida saudável.
Mais do que cuidar do corpo, é vital a importância da atenção com a saúde mental. De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), há 50 milhões de pessoas com demência – declínio progressivo da capacidade intelectual – no mundo e esse número tende a triplicar até 2050. Cerca de 10 milhões de pessoas desenvolvem a demência a cada ano, sendo 6 milhões em países de baixa e média renda.

Deixe um comentário

catorze − seis =

× WhatsApp