Os cuidados com a saúde ocular na terceira idade precisam ser ainda maior

 

“É importante ressaltar que idosos diabéticos precisam ter atenção redobrada com a saúde ocular, pois este grupo é o que tem mais risco de desenvolver doenças na retina, que podem causar a perda da visão”.

Nem todas as pessoas costumam manter cautelas com a visão no dia a dia. Só buscam por cuidados e tratamentos quando enfrentam alguma enfermidade no local, como inflamações, irritação, terço, conjuntivite, vermelhidão e outros problemas que ocorrem no local.

Os idosos são os principais atingidos pelos problemas de visão. A incidência de doenças oculares são mais comuns na terceira idade, já que a medida que o corpo envelhece a visão também envelhece. Com isso, é a partir da faixa etária dos 40 anos que as primeiras doenças oculares começam a aparecer.

Dentre as doenças oculares mais corriqueiras estão:
• Vista cansada (presbiopia)
• Catarata
• Glaucoma
• Retinopatia diabética

• DMRI (Degeneração Macular Relacionada à idade)
A principal recomendação para evitar esses problemas na terceira idade é tentar levar uma vida saudável, com uma boa alimentação e exercícios frequentemente, e claro, fazer exames oftalmológicos regulares, você pode marcar sua consulta aqui em nosso site.
Essas doenças que podem afetar a visão dos idosos estão associadas a alguns fatores:
• Tabagismo
• Diabetes
• Hipertensão arterial
• Excesso de exposição ao sol
É válido lembrar que o processo do envelhecimento do olho é natural, por isso, dentre as doenças citadas acima todos sofrerão de catarata ao atingir certa idade, mas há tratamentos cirúrgicos que corrigem esse tipo de problema evitando as complicações causadas por ele.

O glaucoma quando diagnosticado precocemente, é tratado com colírios para que possa baixar a pressão ocular, sendo assim é necessário um bom acompanhamento com oftalmologista, para que preserve a visão sem deixar sequelas.

Além destas duas doenças, há também a DMRI, um problema ocular que pode atingir as pessoas com mais de 60 anos. Esse problema se inicia com o envelhecimento de algumas partes do olho, em especial a área central da retina. A DMRI necessita de acompanhamento oftalmológico urgente, pois a mesma pode levar a ter consequências mais graves.

Por fim, é importante ressaltar que idosos diabéticos precisam ter atenção redobrada com a saúde ocular, pois este grupo é o que tem mais risco de desenvolver doenças na retina, que podem causar a perda da visão.

Deixe um comentário

cinco × 2 =

× WhatsApp